terça-feira, 3 de maio de 2011

"Poluição e a água no Planeta"





Terra: Planeta água. Cerca de 70% da superfície de nosso planeta é composto por água.

O crescimento desordenado das cidades não trouxe assim tantos benefícios para a sociedade, claro que muitos cidadãos foram beneficiados com empregos, melhores condições de vida e escolaridade, porém, por outro lado, esse crescimento desenfreado trouxe muitas implicações para a natureza. Com o aumento de indústrias, automóveis e o crescimento populacional aumentaram ainda mais os problemas, porque o tratamento de esgotos e de fossas não conseguiu acompanhar o ritmo de crescimento urbano, comprometendo a maioria de nossos rios e igarapés. Com o acúmulo do lixo jogado nas ruas, os bueiros e esgotos entopem, facilitando para que aconteçam enchentes, trazendo muitas complicações para a sociedade. A água das enchentes podem estar infectadas, causando doenças para muitos cidadãos.

A poluição mais comum é aquela causada pelo lixo que o homem joga nos rios. Talvez, mais perigosa do que o lixo dos esgotos é a poluição química das indústrias, que jogam toneladas e mais toneladas de produtos químicos diretamente nos rios, sem qualquer processo de filtragem.

Você tem conhecimento da água que está consumindo? A água potável, ou seja, própria para o consumo, tem que atender a determinados requisitos e dentre eles podemos citar: não pode possuir cheiro algum (inodora), nem sabor (insípida) e nem cor (incolor).



Fique esperto:

1. Não desperdice água, em casa ou em qualquer outro lugar.
2. Não jogue lixo nas ruas e nem nos rios.
3. Observe se alguma indústria está poluindo algum rio e avise as autoridades sobre a ocorrência.



Cuidar do planeta é dever de todos! Faça sua parte!


Vale lembrar do lema da CF 2011: "A criação geme em dores de parto." (Rm 8,22)


Nenhum comentário:

Postar um comentário